Yoga para Crianças

 

O Yoga é reconhecido como uma prática ao alcance de todos, independentemente da idade, no entanto, cremos que é na infância que esta se deve iniciar para podermos aproveitar as potencialidades inerentes à própria criança.
Na sociedade actual as crianças encontram-se sujeitas a uma estimulação excessiva própria da vida moderna, horários demasiado preenchidos, pressão e competição escolar, factores que contribuem para aumentar a ansiedade, dispersão, falta de atenção e concentração.

Às crianças, o Yoga Sámkhya:

  • Confere ferramentas para a vida adulta;
  • Melhora a capacidade de gestão da energia do tempo e do stress;
  • Mantém a flexibilidade e a criatividade;
  • Melhora extraordinariamente o rendimento escolar;
  • Diminui o absentismo;
  • Consolida o desejo de Sabedoria;
  • Educa a atenção;
  • Confere concentração;
  • Ensina valores de auto-exigência e fraternidade;
  • Prepara-as para os choques hormonais da puberdade;

A Confederação Portuguesa do Yoga, em que o Áshrama Porto / Bhárata se insere, conta com um departamento dedicado à Criança. Todos os seus professores têm formação especializado no ensino do Yoga a Crianças, para além das 6.500 horas efectivas de aulas de formação.
Mais informações estão disponíveis no site oficial.

 

Porto de Crianças

Porto de Crianças - Espectáculos Coliseu

Além das aulas semanais do Yoga para crianças, o Áshrama do Porto ministra também, aulas do Yoga Sámkhya para crianças, no âmbito do programa Porto de Crianças.

Este programa é desenvolvido pela Câmara Municipal do Porto (departamento de Educação), sendo que o Áshrama do Porto já colabora com o programa desde 2007, há mais de uma década, possibilitando assim aulas do Yoga em horário escolar.

A adesão foi crescendo, chegando a cerca de 360 crianças no ano de lectivo 2009/2010. Sobe para 500 crianças em 18 escolas públicas no ano lectivo seguinte.

No ano de lectivo 2016/2017, abrangeu cerca de 750 crianças dos Jardins de infância e escolas do 1º ciclo do concelho, 31 turmas de 28 escolas.

Em 2017/2018, houve uma grande evolução na abrangência do projecto, tendo este chegado a cerca de 3000 crianças de 132 turmas, abarcando quase todas as turmas do 1º e 2º ano do ensino básico do concelho.

Em 2018/2019, o projecto continua em expansão sendo adotado por 146 turmas num total de 3144 crianças. Este ano também os alunos 3º ano recebem aulas do Yoga, constituindo turmas que praticam desde o 1º ano.

As aulas decorrem em coadjuvação curricular (só no Porto), com o professor titular da turma e toda a turma presente, sendo ministradas por Professores do Yoga formados pela Confederação Portuguesa do Yoga / Yoga Sámkhya Instituto que, para além da sua Formação base, possuem o curso de Especialização do Yoga para Crianças.

Imagens do ano lectivo 2017/2018

Nas Notícias

 

Notícia Espectáculo Porto de Crianças no Coliseu, ano lectivo 2017/2018

 

 

Férias com Yoga

Férias com Yoga

Testemunhos


Eu aposto nestas férias com Yoga porque vejo os resultados na minha filha, quer no comportamento com um maior auto controlo, quer no respeito pelos valores da vida, quer na curiosidade pela arte e pela ciência e a felicidade de passear e descobrir coisas novas todos os dias da semana. Se nos sentimos bem com uma aula por semana, um semana com aulas todos os dias acelera o desenvolvimento.
Catarina Ferreira

O Filipe melhorou a autoconfiança a desenhar (com areia!), e o resultado notou-se a EV!
Introduzimos novos alimentos por sugestão dos miúdos!
Carlos Almeida